08 - FRAÇÕES ALGÉBRICAS
FRAÇÕES ALGÉBRICAS
Frações algébricas é o quociente de divisão de duas expressões algébricas
Exemplos
a) x/5y
b) (x+y) / (a – 1)
c) ( x – 1) / ( y + 2 )
Observações
1) Nas rações algébricas o numerador e o denominador são polinômios ou monômios
2) O denominador de uma fração nunca pode ser zero
3) As propriedades das frações algébricas são as mesmas das frações aritmética.
SIMPLIFICAÇÃO
Para simplificar uma fração, basta dividir o numerador e o denominador por seus divisores comuns.
Exemplos
1) 10 a²b / 15a³ =
(10 a a b ) / ( 15 a a a )=
( 2.5.a.a.b) /( 3.5.a.a.a) =
= 2b/3a
2) ( a² - 9) / ( a + 3) =
[(a + 3) / (a – 3) ] / (a + 3) =
= a – 3
Observe que neste último exemplo, fatoramos os termos da fração e cancelamos os termos comuns.
Uma fração que não admite mais simplificação é chamada de irredutível.
EXERCÍCIO
1) Simplifique as frações, admitindo que os denominadores sejam diferentes de zero.
a) 12x/15 = (R: 4x/5)
b) 12m/6a = (R: 2m/a)
c) 8x /10x² = (R: 4/5x)
d) 4x³/10xy = (R: 2x/5y)
e) 4x⁴a/6x³ = (R: 2x/5)
f) 6a⁵/7a³x = (R:6a²/7x)
g) 8ay/2xy³ = (R: 4a/y²)
h) 4x²y/10xy³ = (R: 2x/5y²)
i) 8am/-4am = (R: -2)
j) -14x³c/2x = (R: -7x²c)
k) 64a³n²/4an² = (R: 16 a²)
2) Simplifique as frações, admitindo que os denominadores sejam diferentes de zero.
a) (3a – 3b) / 12 = (R: (a -b) / 4)
b) (2x + 4y) /2a = (R: ( x + 2y))
c) (3x – 3) / (4x – 4) = (R: 3/4)
d) (3x – 3) / ( 3x + 6) = (R: (x -1)/(x -2))
e) (5x + 10) / 5x = (R: (x + 2)/ x))
f) (8x – 8y) / (10x – 10y) = (R: 4/5)
g) (3a + 3b) / 6a + 6b) = (R: 3/6 ou 1/2)
h) ( 15x² + 5x) / 5x =
i) (6x – 6y) / (3x – 3y) =
j) (18x – 18) / (15x – 15) =
k) (x² - x) / (x – 1) = (R: x)
l) (2x + 2y) / 6 =
3) Simplifique as frações admitindo que os denominadores sejam diferentes de zero
a) (x² - 4) / (x – 2) =
b) (a² - 9) / 5(a + 3) =
c) (4x² - y²) / ( 2x – y) =
d) (a + b)⁵ / (a + b)² =
e) ( a – b)² / ( a² - b²) =
f) (x + y)² / ( x² - y²) =
g) (x² - 2x + 1) / (x² - 1) =
h) ( a + 1) / (a² + 2 a + 1) =
i) (x² + 6x + 9) / (2x + 6) =
MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM DE EXPRESSÕES ALGEBRICAS
Recapitulando:
Vamos determinar o m.m.c dos números 60 e 70 pelo processo de decomposição em fatores primos.
60, 72 | 2
30, 36 | 2
15, 18 | 2
15 ,09 | 3
05, 03 | 3
05, 01 | 5
01, 01
Logo : 2.2.2.3.3.5= 360
Para determinar o m.m.c. das expressões algébricas, procedemos do mesmo modo.
Exemplos:
1) Calcular o m.m.c. das expressões: 4xy³ e 10x²yz
Solução:
4xy³ = 2 .2.x. y.y
10x²yz = 2.5.x.x.y.z
Logo:
2.2..5.x.x.y.y.y.z = 20x²y³z
2) Calcular o m.m.c. das expressões : x² - 25 e x² + 10x + 25
Solução:
x² - 25 = (x + 5) (x – 5)
x² + 10x + 25 = (x + 5) (x + 5)
logo:
m.m.c.= (x+5)² . (x-5)
EXERCÍCIOS
1) Determine o m.m.c dos monômios:
a) 4x² e 2x = (R: 4x²)
b) 8x e 4x = (R:8x)
c) x² e x³ = (R: x³)
d) 2x² e x = (R: 2x²)
e) 5x² e 3x = (R: 15x²)
f) 6x² e 10xy = ( R: 30x²y)
g) 5x e 15x²b = (R: 15x²b)
h) 2x, 5y e 4z = (R: 20xy²)
2) Determine o m.m.c dos monômios:
a) 2ab e 3abc²
b) 7b e 21b³x
c) 3x²y e 6xy²
d) 4xy e 5x²z
e) 4x²y, 6x³ e 2x
f) 12x, 15b e 9c
g) 9x⁴y², x²y e 12x³y3
h) 10ax², ax² e 2x³
3) Determine o m.m.c das expressões:
a) ( x – 2) e (x² - 4)
b) ( x + 3) e ( x² -9)
c) (x + 7 ) e( x² -49)
d) ( 5x – 5) e ( x -1)
e) (x + 1) e ( x² + 2x + 1)
f) (x² - 9 ) e (x² + 6x + 9)
OPERAÇÕES COM FRAÇÕES ALGÉBRICAS
1) ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
Para adicionar ou subtrair frações algébricas utilizamos as mesmas regras das frações numéricas
a) Frações que apresentam o mesmo denominador.
Somamos ou subtraímos os numerados e conservamos o denominador comum
Exemplo
1) 5x/m + 3x/m = (5x + 3x)/m = 8x/m
2) 7x/6y – 3x/6y = (7x – 3x)/6y = 4x/6y = 2x/3y
EXERCICIOS
1) Efetue as operações indicadas:
a) (5x/7y) + (3x/7y) = (R: 8x/7y)
b) (3x/7y) – (x/7y) = (R: 2x/7y)
c) (5/9x) – (1/9x) = (R: 4/9x)
d) (4x/7y) – (x/7y) = (R: 3x/7y)
e) (2x/y) – (8x/y) = (R: -6x/y)
f) (5x/3m)+ (2x-9/3m) = (R: (7x -9) /3m)
g) (5x/8m) – (x-4 /8m)
h) (a / y – x) + ( a / y – x)
i) (x – 5/ x² - 1) + ( 5 / x² -1)
j) (3x² x / 2y + 1) – ( x² - 2x / 2y + 1)
2) Efetue as operações indicadas:
a) (8x /a + x/a + 2x/a)
b) 7y/a – 2y/a + 4y/a
c) (2x – 3y / 3m) + (3x + 4y / 3m)
d) ( x + y /x – 6) – ( 5x – 2y / x – 6) = R: ( -4x + 3y / x – 6)
b) Frações que apresentam denominadores diferentes.
Devemos reduzir as frações ao mesmo denominador comum e em seguida procedemos como no caso anterior
Exemplo 1
Calcular: (3y / 2x) + (5y / 4x)
Temos m.m.c (2x,4x) = 4x
Logo:
(3y / 2x) + (5y / 4x) =
( 6y/4x) +(5y/4x) =
(6y + 5y) / 4x =
11y/4x
Exemplo 2
Calcular: (5/2x )– (3/4x²)
Temos m.m.c. : (2x,4x²) = 4x²
Logo: 5/2x – 3/4x² =
10x/4x² - 3/4x² =
(10x -3)/4x²
EXERCÍCIOS
1) Efetue as operações indicadas:
a) 10/x – 25/3x =
b) 3/2xy + 1/xy =
c) 5y/3x + 3y/2x =
d) 7/x² + 5/x =
e) 3/2x² - 8/x =
f) 10/x – 25/3x =
2) Efetue as operações indicadas
a) 7/ 10x – 3/5x=
b) 1/x + 1/y =
c) 5/yx – x/3y =
d) (a + 3)/4m + 1/2m =
e) (6x + 13)/2y + (x + 3) 3y =
f) (3x – 1) /10y + (5 – 2x) / 15y =
Exemplo 3
Calcular
3/(x-2) + 5/(x + 2)
Temos m.m.c. = (x – 2) ( x + 2)
Logo:
3/(x-2) + 5/(x + 2) =
3(x +2) / (x – 2) ( x + 2) + 5(x - 2) / (x – 2) ( x + 2) =
3x + 6 + 5x -10 /(x – 2) ( x + 2) =
8x -4/ (x – 2) ( x + 2)
EXERCÍCIOS
1) Efetue as operações indicadas
a) 4 / (x + 1) + 2 /(x – 1) =
b) 5x / ( x + 2) - 3x / ( x – 2)
c) 3/x – 2/(x + 1) =
d) 4/x + 5/(x -2) =
e) 2/(x+2) – 1/(x -1) =
f) 1/(x -3) – 6/ (x² - 9)=
g) (3x + 2) / (x² - 4) – 4 / (x + 2) =
h) 3/(x -2) + 1/(x² - 4) =
i) 4x/ (x² - 36) – 4/(x+6)=
j) (x + 1) / (2x -4) – (x -1)/ (3x – 6) =
MULTIPLICAÇÃO
Para multiplicar frações algébricas procedemos do seguinte modo:
-multiplicamos os numeradores entre si
- multiplicamos os denominadores entres si
Exemplos
Calcular os produtos
1) a/b . x/y = ax/by
2) 3a / x . 7/5y = 21a /5xy
3) 2x/5c . 4x² /3c = 8x³/15c²
4) (x + y)/ 4b . (x – y)/ m = (x² - y²) / 4
Nos casos em que o numerador e o denominador têm fatores comuns, podemos cancelá-los antes de efetuar a multiplicação.
Exemplos
1) a/3x . 2x/5 = 2a /15
2) (3x – 2) / 5 . 7a / (3x -2) = 7a / 5
EXERCICIOS
1) Efetue as multiplicações
a) 3 a / x . y/2 =
b) 2x/5 . 4a/x =
c) 3/a .5y/y =
d) 2 a/x . 5b / y =
2) Efetuar as multiplicações
a) 7 a /m² . 2 a/5m =
b) m/x² . 6a³/7x=
c) 3x/2y . x²/4 =
d) 3xy/5 a . 2x³ / a²y =
e) 2x/7 a . 4x/5 a =
f) 2x/a . x/4 a =
g) 2am/3bx . 9 a/4x =
h) 5x²/3y . 2x / y³ =
3) Efetue as operações indicadas:
1) Efetue as multiplicações:
a) (x + y) / 7 . ( x – y) / 2 =
b) 4 / (x + y) . ( x + y ) / 5 =
c) 1 / (x – y) . 1 /(x + y) =
d) (7 – x) / ( 7 + x) . ( 7 + x ) / ( 7 – x) =
e) ( x + 1) / ( x – 5) . ( x – 1) / ( x + 5) =
f) ( a + b ) / 7 . ( a + b ) /ab =
g) 8m / ( m -1) . m / (m + 1) =
h) ( x² - 9) / 5 . 10/(x – 3) =
DIVISÃO
Multiplicamos a primeira fração pela inversa da segunda.
Exemplos:
Calcular o quociente:
1) 2x/a : 3m/5c = 2x/a . 5c/3m = 10cx/3am
2) 5x²/ 3a : 7b/2x = 5x²/3a . 2x/7b = 10x³/21ab
3) a/ (x+y) : m/(x + y) = a/ (x+y) . (x +y)/m = a/m
EXERCICIOS
1) Calcule os quocientes
a) 2a/ b : x/y =
b) 3x/4 : 5y/7 =
c) x/2 : ax/8 =
d) 5x/a : a/ xy =
e) 3x/2 : 6x²/4 =
f) 2y/x : 10x/3y=
g) 2a / 3x² : 5a² / 9xy =
h) 3a /4m² : 9m²/16a =
2) Calcule os quocientes:
a) (x + 1) /5x : a / (x -1)
b) (am/(x + y) : m / ( x + y) =
c) ( x² - 1) / (5x + 5) : ( 5x – 5)/ (x + 1)
d) ( a – b) / a : ( 3a – 3b) / 5 a =
3) Efetue:
a) 1/x : 5 a/x =
b) x/2 : 5x²/8 =
c) 6x : 3x/4 =
d) x²/y : x/y³ =
e) x⁵/y³ : x²/y⁸ =
f) 2x³/ y² : 4x / y⁵ =
POTENCIAÇÃO
Elevamos o numerador e o denominador à potência indicada.
Exemplos:
Vamos calcular as potências:
1) (3x²/5am³)² = (3x²)² / (5am³)² = 9x⁴/25a²m⁶
2) (4a/x-3)² = (4a)²/(x-3)² = 16a²/x²-6x+9
EXERCICIOS
1) Calcule as Potências:
a) (a/5m)² =
b) (7x/a)² =
c) (3x/a²)² =
d) (2a³/3x²)³ =
e) (2a²/x³)³ =
f) (6c²/5)² =
2) Calcule as Potências:
a) (2a³/m⁴)² =
b) (a⁵/2b)³ =
c) (2m⁵/3)⁴ =
d) (am⁴/c³)² =
e) (2x⁵/a³c³)² =
f) (m³/2n²)⁵ =
3) Calcule as Potencias
a) ( -2x/y)² =
b) (-3x³/a⁶)² =
c) (-5x⁴/2a³)³
d) (-2x/y)⁵ =
e) (-4x²/3y)² =
f) (-2x²/ 3y³)⁴ =
23 Comments:
vlw, tenho prova amanha e esses exercicios me ajudaram bastante!
isso é um saco nunk mais poste isso carinha
velho isso me ajudou muito para a revisao continue postanto esses asuntoo essa e minha ultima prova e preciso tirar 3,6 me ajudou muito esses excicios tou muito confiante para fazer a prova
namoral pq os exercicios 1 e 2 se dividem já que são iguais ? tá né...
não gostei desses exercícios ta precisando melhorar algumas coisas
não gostei desses exercícios ta precisando melhorar algumas coisas
Isso dai é de Deus,por uma parte,por outra não pq essa bosta é matemática!!
No exercicio de mmc de expressões a letra h) n seria 20xyz?
Sinceramente reveja suas respostas pois muitas delas estão incorretas.
na boa... nunca vo intender esse diabo de conta aff
Quem tem celular que tem Windows phone IOS ou android baixa o app q chama photo math
Amo matemática, mas vocês deveriam melhorar na explicação. Estou apenas relembrando, pois estou no ensino médio. Não gostei, tento fazer com que a matemática sempre seja fácil e dinâmica.
Olá acompanho este blogger a um bom tempo, desde então tenho tirado todas minhas dúvidas. Mais eu preciso de um re-forço em potenciação! podem me ajudar ? O.o
Perfeito e blogger sem me ajuda no exícios e toda vez que eu faço os exícios sempre fecho a prova de matemática!!
Algumas muitas respostas estão erradas ferinha, mesmo assim vlw, me ajudou bastante!
muito legal simples e objetivo bom assim.
Quanto da o resultado na multiplicação 3)h)?
tem muitas respostas erradas mas ajudou mt
A resposta certa da questão 1 letra d não seria:2x^2/5y ?
tem vários erros ae mas me ajudou um pouco sim
obr pela ajuda!!!!
Boa noite. Como eu conseguiria as respostas para os exercícios.
Quero a resposta da 2)determine o m.m.c dos monômios
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